A ferramenta, chamada de AMP Stories, está em fase de testes com alguns veículos de comunicação, como CNN e Washington Post
Se você esteve na internet nos últimos dois anos, deve estar familiarizado com o termo Stories. Criado pelo Snapchat e implementado em quase todos os aplicativos do Facebook, como Instagram e WhatsApp, o formato em tela cheia, com fotos e vídeos que podem ser passados para os lados, tem mudado a maneira como as pessoas consomem conteúdo na internet.
Prova disso é que, agora, os Stories também chegaram ao Google.
Com a ferramenta, que ainda está em fase testes e tem sido chamada de AMP Stories, esses publishers poderão produzir conteúdos que serão mostrados nos resultados do Google em dispositivos móveis, da mesma forma como já vemos em redes sociaiscomo Snapchat e Facebook.
A novidade, portanto, fica por conta do AMP, ou Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis, em português), que são páginas de sites otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas pelo mobile.
O projeto é uma iniciativa em código aberto de grandes editores de conteúdo e empresas de tecnologia, com o objetivo de melhorar todo o ecossistema de conteúdo para dispositivos móveis.
Assim, o Google AMP Stories aproveitará essa tecnologia para oferecer aos usuários uma experiência rápida, de modo que não precisem esperar o carregamento.
Mas, apesar do anúncio, a novidade ainda se encontra em um estágio bem inicial. Ainda não existe uma ferramenta para criar os Stories do Google, sendo necessário o trabalho de um desenvolvedor. Também não se sabe ainda como o conteúdo será exibido ao usuário. Da mesma forma, não foi anunciado quem poderá publicar conteúdo com a ferramenta.
E para quem investe em Marketing Digital, qual a importância do Google AMP Stories?
Mesmo que ainda esteja em versão de testes, se você investe em Marketing Digital vale ficar de olho nessa novidade, que representa uma maneira dinâmica de distribuir seus conteúdos. Os Stories têm provado que são um formato que as pessoas gostam de consumir, especialmente os mais jovens.
E você, o que achou da novidade?
Se quiser mais dicas de como usar o Google a favor da sua estratégia de Marketing Digital, baixe nosso eBook gratuito: